terça-feira, 26 de junho de 2012


REDES SOCIAIS

De forma ampla, Boyd e Ellison (2007) definem os sites de redes sociais como serviços baseados na web que possibilitam a uma pessoa: criar no sistema, de forma pública ou com algumas restrições de acesso, um conjunto de informações que a descrevem (perfil); articular uma lista de usuários com quem deseja estar conectada; ver e explorar as listas de relações de outras pessoas do sistema, publicar mensagens, fotos, vídeos, avisos, anúncios, comentários, novidades, fofocas ...
O Brasil é um dos líderes em número e usuários em redes sociais. Hoje, no país, utiliza-se as redes sociais para praticamente tudo. A princípio era só uma novidade, um local para encontrar a "galera virtual". Postava-se piadinhas, comentava sobre uma festa, um show, marcava os encontros, postava-se fotos, mas a brincadeira foi ficando mais séria e hoje a influência das redes sociais na sociedade é tão grande que não tem uma só grande empresa que não esteja presente neste meio.
Mas nem só de comércio vive as redes sociais, mas também e principalmente de protestos. Pensou em mobilização hoje, corre-se para as redes sociais. O acesso não é feito só de casa, à noite, durante todo o dia as pessoas ficam conectadas por muitas horas em suas redes sociais, seja do trabalho, escola, lan house e crescentemente pelo celular, pois no Brasil nunca se acessou tanto a internet pelo celular como agora e a maioria destes acessos têm o mesmo destino: rede social.
As principais redes sociais hoje no Brasil são o Facebook, Youtube.com, Orkut, Twitter. O Orkut já foi líder isolado por aqui, o Brasil chegou a ser um dos países que mais utilizava esta rede, mas com a chegada do Facebook o cenário mudou e hoje acredita-se que já é igual o número de usuários cadastrados, mas há quem garanta que o Facebook já ultrapassou, e muito, a rede social do Google. 
O Google lançou sua nova rede, o Google +, ou Google Plus, cheio de novidades visuais e de interação que promete conquistar esta geração da rede social com suas novas opções.
Mas estas não são as únicas redes sociais utilizadas pelos brasileiros, são várias outras menos conhecidas mas que crescem em ritmo acelerado e no próximo ano poderão se tornar bem populares, entre elas estão o internacionalmente conhecido MySpace, Sonico.com, LinkedIn, Flickr, entre outras.
As redes sociais conquistou  ao longo desses 10 anos a atenção de internautas do mundo inteiro. Aqui, no Brasil, não poderia ser diferente, o brasileiro anseia por interação e relacionamento. Selecionamos o Top 10 das redes sociais mais acessadas no Brasil com base nas estatísticas do Alexa. Vale lembrar que esses resultados são referentes ao mês de dezembro de 2011.


Top 10 sites de rede sociais no Brasil:

10° – Foursquare.com
9° – Ning.com
7° – Badoo.com
6° – Flickr.com
5° – LinkedIn.com
4° – Twitter.com
3° – Orkut.com
2° – Youtube.com
1° – Facebook.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário