terça-feira, 26 de junho de 2012


NETIQUETA

Em atividades de grupo, na Internet cada um deve sempre usar o bom senso ao entrar em contato com outras pessoas, de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.
Algumas regras de bom comportamento na Internet foram estabelecidas para que as pessoas ajam de forma apropriada quando estiverem utilizando as ferramentas de comunicação.
Veja a lista abaixo:
  • Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros – a comunicação na rede dá-se por escrito e normalmente fica registrada, então é preciso cuidar muito mais com o que se diz. Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve.
  • Boa educação e diplomacia são a regra geral.
  • Seja claro, breve e objetivo – as pessoas recebem muitos e-mails e têm pouco tempo para ler tudo.
  • Use termos adequados no campo “assunto” - pelo mesmo motivo acima. Assim você permite que a pessoa decida se quer ou não ler a sua mensagem e até mesmo organiza melhor a sua correspondência eletrônica. Devem ser usados termos que indiquem corretamente qual é o conteúdo da mensagem.
  • Use um formato adequado – cuidados na formatação do texto sempre facilitam a leitura e a compreensão. Use negrito, espaçamento, alinhamento etc.
  • Respeite direitos autorais (copyright).
  • Não divulgue propaganda pela rede.
  • Respeite a privacidade dos outros.
  • Fale, não GRITE! ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ
IMAGINAR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO.
  • Sorria; pisque; chore (Mas só com os amigos! Com seu chefe, nem pensar!) Os emoticons representam nosso estado de ânimo.
  • Não deixe de participar quando tiver algo a dizer, e não diga só por dizer.
  • Responda as mensagens recebidas.
  • Se o conteúdo de sua mensagem for estritamente pessoal e particular, use o correio eletrônico para comunicar-se diretamente com seu interlocutor.
  • Quando mencionar outra mensagem, faça um breve resumo para reavivar a mensagem original na memória do leitor. Pode copiar pequenos trechos, mas não a mensagem toda.
  • Em listas de discussão, leia toda a discussão antes de enviar sua mensagem, pois alguém já pode ter dito o que você quer dizer.
  • Não envie respostas particulares para as listas de discussão - se quiser responder para o autor da mensagem em uma lista de discussão, cuide que ao clicar em RESPONDER, o endereço será o da lista.
  • Sempre peça permissão para repassar mensagens com conteúdo privado, respeitando a privacidade dos outros e não se esquecendo de mencionar a origem da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário