terça-feira, 26 de junho de 2012


COMO SE FORMA A IMAGEM DIGITAL?

Como são representadas na tela do computador as imagens digitais? Se você estiver bem de visão e olhar com atenção para um monitor, verá uma malha de quadrados bem pequenos que toma toda a tela. Percebeu? Agora vai ficar mais simples compreender como são formadas as imagens. Elas são formadas por pequenos pontos, denominados Pixels. Em cada pixel está contida a informação daquela determinada parte da imagem (cor, brilho, etc).
Então um pixel é um desses quadradinhos que você percebe no seu monitor. De forma simplificada, podemos dizer que uma imagem digital é uma ilusão de ótica, pois nossos olhos percebem apenas o todo, integrando o conjunto de pixels.
Para percebermos os pixels separadamente, é necessário ampliarmos a visualização da imagem (dessa forma afastamos os pixels e destacamos sua independência). E o que é Pixel? Pixel (aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como, por exemplo, um monitor), ao qual é possivel atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira. Num monitor colorido, cada Pixel é composto por um conjunto de três pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores, cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a oito bits, ou 2 elevado na potência 8); e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16,7 milhões de cores diferentes (256 na potência 3). (Fonte: PIXEL. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ Pixel )
A separação dos pixels resulta na percepção de falta de nitidez da imagem. Observe que cada pedaço da imagem é formado por determinado número de pixels e que ao ser ampliada, eles ficam maiores e ocupam mais espaço. Segundo estudos de fotografia, para que o olho humano perceba a imagem sem distorções, ela deve ter em torno de 300 pixels por polegada-tecnicamente expressamos isso como 300dpi. Essa medida é chamada de resolução da imagem. O cuidado com esses detalhes é importante quando queremos imprimir uma imagem. Quando revelamos nossas fotos digitais, se a nossa câmara não produzir uma imagem com boa resolução, teremos perda de qualidade ao tentar imprimir em tamanho muito grande (se, por exemplo, quisermos usar uma foto para impressão no tamanho de um quadro para ornamentar a parede da nossa sala). Assim, podemos concluir que quanto maior for o número de pixels em uma imagem e mais próximos eles estiverem, melhor será sua nitidez ou resolução. Mas o que é a resolução de uma imagem?
Resolução é a quantidade de pixels que formam uma imagem de um determinado tamanho. Quanto mais pontos tivermos, melhor será a resolução; quanto mais ampliada a imagem, menos resolução, pois mais espaço vamos ter entre os pixels. Por exemplo, se tivermos uma imagem formada por 640 colunas e 480 linhas, podemos vê-la muito bem na tela do computador, mas ter surpresas com a perda da qualidade ao imprimi-la. É que a resolução exigida para uma boa visualização no monitor é menor do que a exigida na impressão.
Para resolver esse problema, podemos calcular qual o tamanho máximo para a impressão de uma imagem, de forma a mantermos sua qualidade com 300dpi, ou seja, tendo pelo menos 300 pontos em cada polegada. Para isso dividimos o número de pixels horizontais e verticais da imagem por 300dpi, conforme detalhamento abaixo:
Imagem com definição de 640x480:
Largura: 640 ÷ 300 (pixels por polegada) = 2,13 polegadas ou » 5,4 cm
Altura: 480 ÷ 300 (pixels por polegada) = 1,6 polegadas ou » 4,0 cm
Tamanho conhecido nas lojas de fotografia por 4,0 x 5,4 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário