Atividade 4.1 _ Refletindo sobre leitura e escrita digital
Os ganhos na leitura e escrita digital são:
* otimização do tempo;
* plasticidade nas ações;
* opções de estilos e layouts sofisticados;
* facilidade na produção;
* estruturação e alteração do texto;
* maior processamento de dados;
* a pesquisa é mais rápida e os conteúdos são mais facilmente manipulados;
* maior comunicação e interação através das redes sociais, apesar de diminuir o contato direto entre as pessoas e a afetividade;
* a variedade de leitura está se tornando rotineira e muitos conhecimentos estão sendo apreendidos.
É
preciso aproveitar essas ferramentas do mundo digital para tornar a
leitura um hábito, melhorar a qualidade da escrita e, consequentemente,
adquirir mais conhecimentos e ter uma visão holística da realidade.
Devemos ser um leitor e pesquisador crítico para nos tornarmos um bom
escritor e um cidadão consciente.
As perdas na leitura e escrita digital são:
* falta de planejamento ao escrever;
* piora no nível de abstração;
* cópias de texto, sem reflexão e criticidade;
* plágios;
* vícios na escrita, com palavras “cortadas” ou grafadas erradas, falta de acentos e pontuação;
* apreensão de gírias e expressões populares, comprometendo o uso da linguagem padrão;
* leitura de fontes inseguras e/ou proibidas para determinada faixa etária;
* influencia o consumismo descontrolado, em contato com tantos anúncios na internet.
As
pessoas devem ser orientadas a fazerem pesquisas em fontes seguras,
navegar em sites educativos, refletir e criticar as informações lidas,
evitar vícios de escrita utilizados nas redes sociais ou entretenimento,
não cometer plágios, escrever com originalidade e autonomia, valorizar a
linguagem padrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário