terça-feira, 26 de junho de 2012

Atividade 4.1 _ Refletindo sobre leitura e escrita digital
Os ganhos na leitura e escrita digital são:
*         otimização do tempo;
*         plasticidade nas ações;
*         opções de estilos e layouts sofisticados;
*         facilidade na produção;
*         estruturação e alteração do texto;
*         maior processamento de dados;
*         a pesquisa é mais rápida e os conteúdos são mais facilmente manipulados;
*         maior comunicação e interação através das redes sociais, apesar de diminuir o contato direto entre as pessoas e a afetividade;
*         a variedade de leitura está se tornando rotineira e muitos conhecimentos estão sendo apreendidos.
      É preciso aproveitar essas ferramentas do mundo digital para tornar a leitura um hábito, melhorar a qualidade da escrita e, consequentemente, adquirir mais conhecimentos e ter uma visão holística da realidade. Devemos ser um leitor e pesquisador crítico para nos tornarmos um bom escritor e um cidadão consciente.
As perdas na leitura e escrita digital são:
*         falta de planejamento ao escrever;
*         piora no nível de abstração;
*         cópias de texto, sem reflexão e criticidade;
*         plágios;
*         vícios na escrita, com palavras “cortadas” ou grafadas erradas, falta de acentos e pontuação;
*         apreensão de gírias e expressões populares, comprometendo o uso da linguagem padrão;
*         leitura de fontes inseguras e/ou proibidas para determinada faixa etária;
*         influencia o consumismo descontrolado, em contato com tantos anúncios na internet.
     As pessoas devem ser orientadas a fazerem pesquisas em fontes seguras, navegar em sites educativos, refletir e criticar as informações lidas, evitar vícios de escrita utilizados nas redes sociais ou entretenimento, não cometer plágios, escrever com originalidade e autonomia, valorizar a linguagem padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário