Curso
de Elaboração de Projetos – Proinfo Integrado
3ª
Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE /
Acaraú
EEM
Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios
Atividade 1.1 _
TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE
Felizmente,
em todas as escolas estaduais do nosso estado já foram incorporadas
as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos
educativos. Na EEM Luzia Araújo Barros, a partir de 2008, projetos
têm sido desenvolvidos para garantir a inclusão digital de todos os
professores e alunos. Com a formação contínua dos professores,
estes começaram a usar as TIC com finalidade realmente pedagógica e
direcionada ao processo de ensino e aprendizagem. Embora, alguns
ainda apresentem resistência e não utilize esta ferramenta
periodicamente.
Os
alunos vão ao laboratório para realizar trabalhos direcionadas
pelos professores ou pelo coordenador do LIE e para pesquisas e
atividades pessoais com função pedagógica. Eles afirmam gostar
muito de usar essa nova tecnologia, acham as aulas no laboratório
mais significativas, dinâmicas e interativas.
A
inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola
inovou as práticas pedagógicas e melhorou o processo de ensino e
aprendizagem. Mas, é necessário que os professores utilizem essa
ferramenta com mais frequência, com estratégias distintas e
significativas; planeje suas aulas com eficácia e antecedência para
que os objetivos sejam alcançados e os resultados sejam
satisfatórios.
Algumas
atividades realizadas no LIE não estão promovendo a capacidade dos
alunos de serem críticos, criativos e “cuidantes”. As ações de
pesquisar _ copiar _ colar ou, simplesmente, apresentar slides e
vídeos não garantem a capacidade de criar, recriar, construir e
reconstruir o conhecimento e atuar no meio social em função do bem
comum.
Portanto,
os professores devem saber gerenciar suas aulas no laboratório de
forma adequada e em função da aprendizagem significativa e crítica
dos alunos.
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