sábado, 26 de maio de 2012


Curso de Elaboração de Projetos – Proinfo Integrado
3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE / Acaraú
EEM Liceu de Itarema Valdo de Vasconcelos Rios


Atividade 1.1 _ TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

Felizmente, em todas as escolas estaduais do nosso estado já foram incorporadas as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos processos educativos. Na EEM Luzia Araújo Barros, a partir de 2008, projetos têm sido desenvolvidos para garantir a inclusão digital de todos os professores e alunos. Com a formação contínua dos professores, estes começaram a usar as TIC com finalidade realmente pedagógica e direcionada ao processo de ensino e aprendizagem. Embora, alguns ainda apresentem resistência e não utilize esta ferramenta periodicamente.
Os alunos vão ao laboratório para realizar trabalhos direcionadas pelos professores ou pelo coordenador do LIE e para pesquisas e atividades pessoais com função pedagógica. Eles afirmam gostar muito de usar essa nova tecnologia, acham as aulas no laboratório mais significativas, dinâmicas e interativas.
A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na escola inovou as práticas pedagógicas e melhorou o processo de ensino e aprendizagem. Mas, é necessário que os professores utilizem essa ferramenta com mais frequência, com estratégias distintas e significativas; planeje suas aulas com eficácia e antecedência para que os objetivos sejam alcançados e os resultados sejam satisfatórios.
Algumas atividades realizadas no LIE não estão promovendo a capacidade dos alunos de serem críticos, criativos e “cuidantes”. As ações de pesquisar _ copiar _ colar ou, simplesmente, apresentar slides e vídeos não garantem a capacidade de criar, recriar, construir e reconstruir o conhecimento e atuar no meio social em função do bem comum.
Portanto, os professores devem saber gerenciar suas aulas no laboratório de forma adequada e em função da aprendizagem significativa e crítica dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário